Fotografia e Arquitetura

Em 1816, Joseph Nicéphore Niepce sensibilizou em um pedaço de papel uma imagem da janela do seu quarto. Esta seria a primeira fotografia da nossa história: a imagem de uma estrutura arquitetônica. Dadas as limitações técnicas da época, monumentos, estruturas e paisagens eram escolhidos por fotógrafos para seus primeiros registros, já que o tempo de exposição necessário era ainda muito longo.


Primeira fotografia feita na história, por Joseph Nicéphore Niepce


Diversas vezes a arquitetura foi - e continua sendo - protagonista na produção de muitos fotógrafos, seja pelo caráter documental, como instrumento de construção cultural, seja pela perspectiva artística. A fotografia possibilita uma leitura indireta, e até subjetiva, sobre as transformações do espaço e das cidades; isso porque as fotografias não só emolduram a arquitetura, como também registram seu valor histórico, a produção arquitetônica de cada época - capturando a história e o estilo de um tempo.

A interpretação do fotógrafo sobre uma obra arquitetônica nos permite compreender à nossa maneira esta arquitetura e ressaltar suas particularidades. É a partir do olhar do fotógrafo que podemos refletir e dar novas perspectivas às composições, linhas, simetrias e formas. Este modo de pensar e representar o espaço veio desde a criação da Bauhaus, na Alemanha, até a vanguarda modernista.


A relação da fotografia e da arquitetura é marcada na história também pela relação entre profissionais. Alguns exemplos ilustres dessa relação no período moderno são do arquiteto Walter Gropius com o fotógrafo T. Lux Feininger, de Le Corbusier com Lucien Hervé, de Frank Lloyd Wright com os fotógrafos Henry Fuermann e Pedro E. Guerrero, além de Richard Neutra com Julius Shulman. É interessante destacar que, neste período do século XX, as revistas de arquitetura estavam em pleno desenvolvimento, o que aumentou o desejo e a necessidade de se registrar as obras produzidas pelos arquitetos.

Fotografias de Lucien Hervé, de obras do arquiteto Le Corbusier.



Esta mesma relação pôde ser vista no Brasil entre Oscar Niemeyer e o fotógrafo francês Marcel Gautherot. Em São Paulo, profissionais da arquitetura como Rino Levi e Gregori Warchavchik já reconheciam a importância da imagem como mediadora do objeto arquitetônico, contribuindo para a sua produção e reprodução. Hoje, a função da imagem durante a fase de projeto ganhou ainda mais força com o uso dos modelos 3d e renderizações, que não deixam de ser simulações computacionais de fotografias.

Fotografias de Marcel Gautherot, de obras do arquiteto Oscar Niemeyer.

Atualmente, com o uso cada mais frequente de redes sociais digitais, como o Instagram, e com a crescente necessidade de divulgação e registro do trabalho do arquiteto, a representação da arquitetura em imagem ganhou ainda mais relevância. Aqui na Hype, já tivemos a oportunidade de trabalhar com fotógrafos como Marcelo Donadussi, Leonardo Finotti, Gabriel Carpes e Fellipe Lima. Destes, dois são graduados em arquitetura, o que auxilia ainda mais no entendimento dos projetos e no enfoque de pontos que mais valorizem sua arquitetura

Fotografias de Marcelo Donadussi, Gabriel Carpes e Leonardo Finotti.


Para homenagear e marcar o dia da Fotografia, estamos publicando fotos dos nossos projetos em perspectivas que ainda não haviam sido publicadas. Fotografias de detalhes, que conferem um novo olhar sobre nossas obras, clicadas por diferentes fotógrafos que admiramos. Confere lá no nosso Instagram (@hypestudio_arq)!



Texto redigido por Lucas Pierozan.



Referências de pesquisa:

Daniela Andrade, "Olhar e movimento: a fotografia como prática de assimilação da arquitetura".

Revista Cult, "Peter Scheier: um fotógrafo moderno e a idéia de cidade".

Blog da Arquitetura, "Como a arquitetura influencia a fotografia (e vice-versa)".





19 visualizações
LOGO HYPE STUDIO_sem fundo_branco_1x1.pn

+55 51 3061.9894 | 11 2679.8324

Rua da República 358, Cidade Baixa

Porto Alegre - Brasil | 90050-320 

Rua Artur de Azevedo 167, Pinheiros
São Paulo - Brasil | 05404-010

©2019 BY HYPE STUDIO