Fachada Ventilada: tecnologia para o conforto e a sustentabilidade

Atualizado: Jul 21

Uma das tecnologias construtivas que temos adotado com frequência em nossos projetos é a Fachada Ventilada, um sistema construtivo que, além de se apresentar como uma ótima solução estética para as fachadas, traz inúmeros benefícios para a edificação e seus usuários - como conforto ambiental, durabilidade e baixa manutenção.


A fachada ventilada é um revestimento externo - que pode ser diversos materiais como cerâmica, fibrocimento, metal, porcelanato, pedra, etc. - aplicado de forma afastada das paredes de fechamento por meio de uma subestrutura de alumínio e placas semi-rígidas de isolamento térmico. Esta "segunda pele" do edifício

forma um espaço entre o isolamento e o revestimento externo, propiciando uma ventilação natural por “efeito chaminé” (quando há espaço para a entrada do ar na parte inferior e saída do ar na parte superior da fachada).


O conforto ambiental é um dos principais benefícios propiciados pela tecnologia. No verão, o sistema reduz a variação térmica, uma vez que o sol incide diretamente sobre o revestimento e não sobre a parede de fechamento; além disso, o ar aquecido entre as camadas ascende por convecção e dá lugar ao ar mais fresco, reduzindo a propagação de calor para dentro do edifício. No inverno, a tecnologia confere estabilidade térmica à edificação, pois o sistema de fachada atua como acumulador de calor; além disso, a camada de isolante térmico aplicada à parede externa reduz a velocidade da perda de calor do ambiente interno. Estas soluções contribuem diretamente para a redução substancial dos gastos energéticos com ar-condicionado.

Outro grande benefício do sistema é a durabilidade: as juntas abertas das placas de revestimento permitem a livre dilatação/retração das peças, evitando patologias por variações térmicas; além disso, o material vem pigmentado de fábrica, o que dispensa futuras re-pinturas de fachada e reduz os custos com manutenção. Por estar afastado das paredes de vedação, o sistema também confere estanqueidade à fachada - a água que entra na câmara de ar escorre pelo próprio revestimento, protegendo a parede interna das águas pluviais.


A instalação do sistema ocorre como uma linha de montagem: os perfis e placas são cortados e encaixados, propiciando agilidade e assertividade na execução, e menos resíduos no canteiro de obras.


Essa foi a tecnologia utilizada nas fachadas principais do Praça4, nosso projeto para as incorporadoras Famcorp e Lugares com Alma no bairro Menino Deus, e que está em sua fase final de construção. Confira algumas fotos da instalação do sistema na obra:




Texto redigido por Hype Studio com suporte da Favegrup Fachadas Ventiladas.

58 visualizações
LOGO HYPE STUDIO_sem fundo_branco_1x1.pn

+55 51 3061.9894 | 11 2679.8324

Rua da República 358, Cidade Baixa

Porto Alegre - Brasil | 90050-320 

Rua Artur de Azevedo 167, Pinheiros
São Paulo - Brasil | 05404-010

©2019 BY HYPE STUDIO