Vídeo: TV INTER
SCI | Training Center Internacional

NOVO CENTRO DE TREINAMENTO DO INTERNACIONAL - Guaíba/RS

No ano de 2009, o Sport Club Internacional iniciou as primeiras tratativas com as autoridades do Município de Guaíba para prospecção de uma área para construir seu Centro de Treinamento. Após quase cinco anos, em 3 de outubro de 2014, foi firmado Termo de Permissão de Uso da área entre o clube e o Estado do Rio Grande do Sul.

A premissa fundamental para a definição do Programa de Necessidades que orientou o desenvolvimento do Projeto do novo Centro de Treinamento foi conciliar os interesses do clube – que terá instalações modernas para todas as suas Categorias de Base, Grupo Profissional e funcionários – com o retorno à população de Guaíba de infraestrutura que também beneficiasse a comunidade, neste projeto de extrema importância para a história e futuro do Internacional. O terreno possui 88 hectares de área total, sendo 41 ha de área útil e 47 ha de Áreas de Preservação Permanente; na área útil, existem 45 Figueiras, todas imunes ao corte, que serão preservadas em harmonia com o conjunto arquitetônico e urbanístico.
 
O trecho sul do Projeto contempla quatro espaços destinados à população. São eles: uma escola, que o clube ajudará a viabilizar, atendendo a comunidade e os atletas da Base; um hotel, de aproximadamente 190 quartos, ampliando a oferta de leitos de Guaíba; um Pier para catamarã, objeto de licenciamento posterior, permitindo a conexão por meio hidroviário com o Complexo Beira-Rio; e um estacionamento externo à área reservada aos treinamentos, que pode ser usado também pelo público.

O programa do Centro de Treinamentos e Formação de Atletas contempla 14 campos de futebol de dimensões oficiais, sendo 10 destinados à Base e 4 exclusivos do grupo Profissional; 2 campos para treinamento de goleiros; 3 campos de dimensões reduzidas e um meio campo totalmente coberto; áreas para o trabalho dos profissionais de imprensa; áreas para recepção de público; um Miniestádio para 2.500 torcedores, que será a casa das Categorias de Base do Inter; alojamento dos atletas da Base e concentração do grupo Profissional com os respectivos espaços de lazer, estudo e alimentação; Centro Médico, Fisioterápico e de Reabilitação de nível internacional, a fim de garantir todos os cuidados necessários, bem como a recuperação física dos atletas; Laboratório de Biomecânica; além dos espaços tradicionais de trabalho esportivo, como vestiários e academias, bem como as áreas técnicas e administrativas.

Existem também edificações de apoio, que contam com vestiários de serviço para funcionários; estúdio para TV Inter; cafeteria para atender os pais dos atletas da Base em visitas e dias de jogos; edifício para os equipamentos de manutenção dos campos; e uma Estação de Tratamento de Efluentes compacta, que atenderá todo o CT.

O Projeto de Arquitetura é de autoria da Hype Studio Arquitetura. Teve início em Janeiro de 2015. Foi licenciado na Fepam, tendo a Licença Prévia nº 111/2016-DL emitida em 02 de março de 2016 e a Licença de Instalação nº 269/2017-DL emitida em 22 de junho de 2017.

PROJETO | PROJECT: 2015-2017
CONSTRUÇÃO | CONSTRUCTION: 2018-2020
LOCAL | LOCATION: Av. Comendador Ismael Chaves Barcellos s/n, Guaíba/RS
ÁREA | AREA: 29.000 m² / 312.000 sq ft
STATUS: em desenvolvimento / work in progress
CLIENTE | CLIENT: Sport Club Internacional

Projeto Arquitetônico | Architecture Project: Hype Studio Arquitetura
Projeto de Arquitetura de Interiores | Interior Design: Hype Studio Arquitetura
Projeto Estrutural | Structural Engineer: Simon Engenharia
Projeto Elétrico | Electrical Engineer: Rhima Projetos
Projeto Viário e Terraplenagem | Highway and Earthworks engineering: CJB Engenharia
Prevenção e Proteção Contra Incêndio | Fire protection engineering: SEI Soluções de Incêndio
Projeto de Gramados | Soccer Fields Design: Maristela Kuhn Gramados Esportivos

Ficha Técnica
LOGO HYPE STUDIO_sem fundo_branco_1x1.pn

+55 51 3061.9894

Rua da República 358, Cidade Baixa

Porto Alegre - Brasil | 90050-320 

©2019 BY HYPE STUDIO